terça-feira, 2 de novembro de 2010

Novos Horizontes-2 Banda Black Rio

Então galerinha, estou eu aqui mais uma vez pra escrever sobre álbuns musicais , ultimamente eu tenho me perguntado muito uma questão que penso que todo mundo já se perguntou um dia "de onde vem o groove ?" porque quando tocamos um melodia por mais que simples temos vontade de dançar, e com outra nem tanto ?.

Eu comecei essa postagem sem ter certeza do álbum que eu aconselharia pra hoje, e decidi indicar o album que eu estou ouvindo agora e que todos da metais já cansaram de me ouvir falando dele. Maria Fumaça da Banda Black Rio.O baixista do grupo Jamil Joanes é o de acordo com Arthur Maia (maior baixista brasileiro), o seu maior professor de contrabaixo, mesmo o Arthur sendo educado pelo seu tio Luizão Maia que era baixista da Elis Regina.

Uma ótima forma pra começarmos a discutir sobre o groove é analisarmos as primeiras musicas desse álbum.Maria Fumaça a primeira deste tem uma ótima linha de baixo (uma das minhas top 10) mas se parando para analisar a terceira musica Mr.Funky Samba, me traz uma vontade muito maior de dançar, sem falar na sacanagem enorme dessa pratada que surge do nada (que não sei porque me traz um sorriso ao rosto sempre que ouço).

Então, a linha de baixo é o que traz a vontade ? Não, mas conta é claro ... talvez a acentuação nos tempos diferentes do compasso é o que traga essa sensação ... mas o que é realmente importante destacar é que musica é uma LINGUAGEM e parando para pensar, o que difere um bom musico de um ruim é a forma com que ele "fala" a musica, da mesma forma em que a leitura de um poema pode trazer diversas emoções e expectativas diferentes ao ouvinte.Nas palavras de Victor Wooten ( reconhecido como maior baixista do mundo) no seu workshop de groove "A técnica é muito importante, pois você pode ter as melhores idéias no mundo e não conseguir mostra-la,e você terá um momento difícil , e é por isso que os bebês choram, eles tem muito a dizer, mas a sua técnica não funciona" e encerrando Victor completa "Toque música, não técnicas".

Concluindo, é aliar as boas idéias e o que você tem a dizer, com uma técnica limpa e correta, que criamos o ambiente que queremos com a nossa música, por isso Banda Black Rio é incrívelmente bom, todos os músicos tem uma noção conjunta e individual do que tem de ser passado, e ouvindo fica muito claro que eles são muito bons no que fazem.

Aqui tem um vídeo do Mr.Funky samba:


E aqui o álbum para aqueles que eu consegui fazer sentir vontade de baixar :

http://br-instrumental.blogspot.com/2006/04/banda-black-rio-maria-fumaa-1977.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário